Encomendas Garrafas
e Equipamentos

Obtenha resposta às suas questões

Segmento garrafas

O butano e o propano são gases de petróleo liquefeito (GPL) altamente inflamáveis que se obtêm a partir da destilação do petróleo bruto. As diferenças entre o gás butano e o gás propano são a sua composição química, conferindo-lhes características específicas que potenciam as suas aplicações.

  • Gás butano - Indicado essencialmente para consumo doméstico (cozinha, águas quentes, aquecimento ambiente, etc.)
  • Gás propano - Indicado essencialmente para consumo profissional (hotelaria e restauração, indústria, serviços, etc.)

1.º. Corte imediatamente o fornecimento de gás da garrafa, colocando o manípulo do redutor na posição fechado;

Se a fuga se inflamar e apenas se for seguro fazê-lo, tape imediatamente o local da fuga com um pano molhado em água;

2.º. Contacte imediatamente o piquete de emergência Rubis SPELTA 800 100 096 (chamada gratuita);

IMPORTANTE: Se possível, coloque a garrafa ao ar livre

3.º. Ventile o local abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;

4.º. Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;

5.º. Não fume, nem faça lume;

6.º. Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;

7.º. Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga.

  • Deve verificar sempre se as garrafas cheias que lhe são entregues estão seladas;
  • Utilize sempre as garrafas de pé;
  • Nunca guarde ou utilize garrafas em caves ou perto de grelhas ou esgotos;
  • Se transportar uma garrafa de gás, faça-o colocando obrigatoriamente a garrafa na posição vertical assente sobre a sua base;
  • Sempre que mudar a garrafa, esteja atento a possíveis fugas que se detetam pelo cheiro característico. Se possível, verifique as ligações com espuma e sabão nunca faça lume para esta verificação;
  • Ao instalar aparelhos de queima (fogões, esquentadores, etc.) faça-o recorrendo a empresas e técnicos credenciados de forma a assegurar que os mesmos são instalados por pessoas competentes em condições de segurança;
  • Leia sempre as instruções de funcionamento e segurança dos aparelhos antes de utilizá-los pela primeira vez.

As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e devem ser devolvidas quando não estão a ser utilizadas, não devendo armazena-las em casa, quando não necessita delas.

Para devolver as suas garrafas de gás, dirija-se à Spelta e mediante apresentação do documento de caucionamento ser-lhe-á restituído o valor das mesmas.

Nota: Quando lhe for exigido o pagamento do valor da caução da(s) garrafa(s) de gás, solicite sempre um talão comprovativo desse pagamento e guarde-o em local seguro. Irá precisar dele quando quiser devolver a(s) garrafa(s).

Veja, nos vídeos seguintes, como colocar o redutor de gás na sua garrafa em total segurança. É muito fácil.

 

 

 

Se tiver uma instalação de garrafas de 45 kg ou 11 kg de propano no exterior, deve garantir a existência de uma válvula adaptadora e um redutor de pressão.

A sua montagem deve ser assegurada por um técnico de gás qualificado, recomendado pela Spelta. Saiba mais aqui.

Segmento granel

A quantidade de gás que irá consumir está relacionada com o tipo de equipamentos que possui e com o número de horas de utilização dos mesmos. A Spelta estará sempre à disposição para o aconselhar sobre as suas necessidades energéticas.

A Spelta entrega um manual de instruções e normas de segurança onde pode verificar como proceder.

A Spelta faz distribuição planeada e ajusta automaticamente o seu consumo, baseando-se no histórico de abastecimentos efetuados. Caso pretenda fazer a sua encomenda de gás, é aconselhável que o faça quando o indicador de nível do seu reservatório atingir os 35%.

Contacte-nos através da linha de apoio ao cliente n.º (+351) 291 923 222 (chamada para a rede fixa nacional) ou preenchendo o formulário de granel para empresas.

A Spelta, enquanto proprietária do reservatório, responsabiliza-se pela sua manutenção e licenciamento. No entanto, é da responsabilidade do utilizador a conservação e manutenção da área adjacente ao reservatório que tem de estar livre de materiais combustíveis e outros materiais que condicionem ou sejam obstáculos à circulação ou acesso ao posto de armazenagem.

Se o reservatório não for propriedade da SPELTA, a nossa equipa técnica dar-lhe-á todas as informações, tendo em vista o cumprimento dos requisitos legais.

Contacte de imediato o 800 100 096 (chamada gratuita).

Segmento canalizado

  • Corte imediatamente o fornecimento de gás, fechando a válvula de segurança localizada à entrada da sua habitação, junto ao contador;
  • Não fume, nem faça lume;
  • Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;
  • Ventile o local, abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;
  • Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga;
  • Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;
  • Não tente fazer qualquer reparação;
  • Contacte de imediato o piquete de emergência 800 100 096 (chamada gratuita).

Veja como rearmar um redutor de gás no seu contador, em total segurança, nos Passos abaixo. É muito fácil.

Passo 1

Com o manípulo na posição da FIG.1, o redutor está fechado. Não há passagem de gás.

Passo 2

Para haver passagem de gás rode o manípulo para a posição da FIG.2. Certifique-se primeiro que todas as torneiras/válvulas dos aparelhos de queima estão fechadas.

Passo 3

Se alguma vez verificar a falta de gás, mesmo com o manípulo do redutor na posição da FIG. 2, isso pode indicar que o sistema de segurança do redutor atuou (falta de gás na central de armazenagem, por exemplo).

Passo 4

Para rearmar o redutor, rode o manípulo para a posição da FIG. 1 (fechado) e MUITO LENTAMENTE, coloque-o na posição da FIG.2 (aberto). Se ainda assim a falta de gás persistir, comunique o facto à Spelta.

 

     

 

A Spelta efetuará a leitura periódica do seu contador. Nos meses em que tal não aconteça, a sua fatura será emitida por estimativa. Para evitar a emissão de faturas baseadas em estimativa, poderá comunicar-nos a sua leitura entre os dias 14 e 21 de cada mês, mencionando o número de cliente, o código do contador e a respetiva leitura do contador.

Leia os algarismos indicados no seu contador e considere apenas os que têm fundo preto ou branco. Não tente registar os algarismos que se encontram sobre fundo vermelho (são casas decimais que não são significativas). Sempre que a empresa efetuar uma leitura, prevalece a leitura da empresa.