GÁS CANALIZADO | Recomendações de segurança
Sempre que o imóvel tenha mais de 20 anos solicite, a um técnico de instalações competente, a verificação da sua instalação de gás a cada 5 anos e efectue as substituições ou alterações requeridas, através de uma empresa instaladora de gás, devidamente autorizada.
Requeira sempre a identificação dos funcionários, assim como o termo de responsabilidade da empresa instaladora e o certificado do técnico de inspecções.
A referida certificação deverá contemplar a validação do funcionamento dos aparelhos a gás, bem como as condições de ventilação e de evacuação dos produtos da combustão.
 
Instale unicamente aparelhos homologados pelas autoridades oficiais competentes e proceda a vistorias frequentes por parte dos serviços técnicos do fabricante.
 
O local de instalação de um aparelho tem que ser, obrigatoriamente, bem ventilado. Não obstrua os ventiladores nem outras saídas de fumo do aparelho e limpe frequentemente as condutas de evacuação.
Caso exista uma marquise fechada, instale ventiladores também nesse local.
 
Se possuir um tubo flexível, assegure-se periodicamente do seu bom estado e validade. Substitua-o caso verifique deterioração ou envelhecimento. Afaste-o de fontes de calor. Utilize apenas tubos homologados e com um comprimento máximo de 1,5 mts.
 
A chama produzida pelos aparelhos de gás deve ser estável, não deve fazer ruído e tem que ter uma cor azul intenso no centro e mais claro no exterior.
Caso a chama não cumpra estas características, avise um técnico ou os serviços técnicos do fabricante do aparelho.
 
Vigie os recipientes postos ao lume evitando que estes, derramando, apaguem a chama nos queimadores e provoquem uma fuga de gás. Feche todos os manípulos ou torneiras de gás quando terminar a utilização do aparelho.
 
Sempre que se ausentar de casa, não se esqueça de fechar todos os sistemas internos de gás, bem como a válvula de corte geral.
 
Se cheirar a gás:
Feche a válvula de corte geral.
 
Não acenda nenhuma chama, não fume nem ligue qualquer interruptor eléctrico.
 
Abra as portas e janelas, arejando bem o local.
 
Caso o interruptor geral esteja longe da fuga, desligue-o.
 
Lembre-se que...

Se detectar anomalias em qualquer aparelho a gás, avise os serviços técnicos do fabricante e não o utilize até que este esteja devidamente reparado.

Se detectar qualquer anomalia na instalação ou tiver dúvidas sobre o seu normal funcionamento, ligue 800 100 096.

Ao seguir estas recomendações de grande utilidade, estará a tirar o máximo partido da sua instalação, evitando assim qualquer problema.
 
16.01.2018
Renovação e Transição para Nova Norma 9001:2015
Foi realizada a auditoria de renovação ... mais»
17.05.2017
Como efetuar registo Site
Estimado Cliente, Abaixo indicamos como pode efect... mais»
09.05.2017
Manutenção DCM
A Central de Compras da Repsol Gás Portuguesa,... mais»